top of page
Foto do escritorYa d'Iemanjá

Vou visitar um terreiro pela primeira vez. E agora?



Ao decidir visitar um terreiro a primeira coisa que você deve usar é o bom senso. Isso mesmo! Antes de se preocupar com a roupa, as velas, os pedidos, ou até mesmo o medo, se preocupe em começar pelo básico, se preocupe em renunciar aos seus preconceitos sobre como deveria ser essa casa e se abre para receber o melhor que ela o pode trazer.

Todo terreiro, indiferente da linha de trabalho que ele adotar, é um espaço religioso e de vasta cultura, portanto respeite o chão que irá pisar e aproveite essa oportunidade de ampliar a sua visão de mundo. A Umbanda trouxe uma vasta herança de muitas culturas que se encontram de forma diferente em cada casa, por isso o belo e o artístico fazem parte de seus fundamentos. Mas além disso temos algumas dicas que podem te ajudar para que essa visita seja ainda mais marcante na sua vida.

A Umbanda prega a humildade e te por origem, muito além de Zélio, a simplicidade, então vista-se como se estivesse indo para a casa da sua mãe. Sim! Porque a Umbanda é uma casa onde as pessoas se reúnem para crescer através de uma família espiritual que tem por mãe a própria Umbanda. Roupas leves, sem decote, de preferência que permitam movimentos, afinal, sua atenção precisa ser voltada aos trabalhos e não a como sua roupa lhe incomoda. Nada de exagerar na make e nem nas cores. É um lugar de tranquilidade e desapego e isso deve se refletir em todos que ali estão.

O movimento é algo constante na Umbanda, os bancos para os passes, deitadas nas esteiras para limpezas e até uma possível incorporação, então... melhor evitar saias e shorts muito curtos ou apertados.

Tudo que tem dentro de um terreiro é sagrado! E apesar de despertar a curiosidade, peça explicações aos filhos da casa, não chegue colocando a mão ou até invadindo espaços que não são abertos ao público. Os segredos fazem parte da fé e cabem aos que dela participam.

Assim como os seus pais não permitiam que tudo fosse visto ou tocado quando você era criança, o mesmo acontece na Umbanda, é preciso maturidade e conhecimento religioso para que haja então compreensão.

Tenha paciência! A Umbanda é um hospital e todos que ali estão precisam de total atenção dos guias, então se você precisa ir embora cedo, chegue cedo, mas não atrapalhe a vibração da gira com pensamentos egoístas como: está demorando; até parece que ele tem tanto problema assim; nossa, mas quer o guia só para ele... Esses pensamentos mostram que você ainda não entendeu que desde o primeiro momento em decide ir para um terreiro, os guias já estão trabalhando no seu espiritual e emocional, lhe preparando para as orientações e harmonizações energéticas que ocorrerão durante o seu atendimento.

E o mais importante, o lema da Umbanda é amor e caridade! Essas duas direções só trazem bons sentimentos e uma energia renovadora. Se você não sentir isso, talvez aquela casa, por melhor que seja, não seja o seu local de desenvolvimento.


Ya Tati de Iemanjá

2.872 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page