Entenda porque sempre temos o mariow (folha de dendezeiro) para proteger nossas portas.
Conta um Itan (lenda) que um homem muito pobre vivia a trabalhar entre uma plantação e outra, sem nunca se firmar em nenhum local e em arrecadar riquezas.
Sentindo-se muito abatido com a situação, o homem foi até o babalaô (adivinho) de sua cidade e esse pediu que ele fizesse uma oferenda na mata.
Na hora de entregar sua oferta na mata, o homem fez tal barulho que acordou Ogum.
Assustado com a presença do Orixá, o homem caiu aos seus pés implorando perdão, dizendo não saber que aquela mata era a sagrada morada do Grande Guerreiro.
Então, como um pedido de desculpas, o humilde senhor pediu que Ogum aceitasse aquela oferenda. Ogum deliciou-se com as boas coisas que o velho trazia.
Quando terminou de fartar-se, o Orixá conversou com o homem, que este o contou o motivo de estar ali.
Ogum pediu que ele desfiasse as folhas de mariwo (dendezeiro) e as colocassem nas portas das casas de seus amigos, pois naquela noite o Grande Guerreiro passaria pela cidade do peregrino e a destruiria por completo, exceto as casas que tinham o mariwo em suas portas. E assim aconteceu.
E assim é até os dias de hoje, as casas de Umbanda e Candomblé ainda mantém em suas portas a tradição de colocar a palha de mariwo para indicar a Ogum que ali está um amigo.
Comentarios