Conheça os benefícios da erva que já faz parte da cultura popular brasileira.
"Eu vou me banhar de manjericão. Vou sacudir a poeira do corpo batendo com a mão!"
Também conhecida como alfavaca ou basílico, o manjericão é uma erva aromática, boa de cozinha, de cura e de macumba!
Nativa, em grande maioria, da região mediterrânica, o Ocimum basilucum tem 64 variedades mas na Umbanda utiliza-se normalmente duas delas, o majericão de folha larga (também conhecido como alfavaca) e o manjericão roxo.
O manjericão vem sendo usado como erva ritualística há tempos incontáveis. Acredita-se que seu aroma abre a porta do espírito e nos conecta com esferas evolutivas mais elevadas. Na umbanda, além dos banhos, é usado para benzimentos e descargas, sendo considerado um apaziguador do espírito e atuando na dissolução de energias pesadas, principalmente voltadas ao descontrole emocional.
Como preparar um belo banho de manjericão?
Está meio caidinho, faltando uma energia e disposição? Já dizia a cantora Clara Nunes, o melhor mesmo é se banhar de manjericão. Esse banho extremamente poderoso pode simplesmente mudar a energia de uma pessoa ou ambiente (quando usado em limpezas) como num passe de mágica. Essa é uma erva de vitalização, é a folha do equilíbrio.
Considerada como uma erva de Oxalá e também de Oxum, pode ser utilizada por qualquer pessoa sem causar nenhum problema de desequilíbrio energético. Seu eficiente poder de neutralizar as energias negativas e ao mesmo tempo elevar o padrão vibratório focalizando a energia mental torna esse banho perfeito para os dias de gira.
Para preparar o banho, colha ou compre um maço da erva, lave-o bem. Coloque o maço num recipiente com água limpa e fresca com mais ou menos 3 dedos de água. Comece a macerar as folhas. Depois de esfregá-las muito entre as mãos, você obtém um caldo verde. Agora é completar com mais água, para ter um banho farto!
Atenção! O manjericão é uma erva fria e portanto não deve ser fervido ou esquentado para não perder as suas propriedades.
Mas será que tudo é apenas espiritual?
O manjericão é rico em vitaminas, mineirais, flavonóides, antioxidantes e pode ser utilizado para proteger o copo do envelhecimento e para combater os efeitos dos radicias livres, além disso ele tem propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas, analgésica, antitérmica, antiséptica, digestiva, emenagoga, expectorante, sedativa e promove a digestão e o funcionamento correto do estômago.
E como ter esse tesouro verde em casa?
É bem simples. Você pode comprar uma muda ou se já tem experiência com jardinagem pode cultivá-lo à partir de sementes. É uma erva que gosta de sol, de água e de ventilação.
O manjericão pode ser reproduzido a partir de estacas (galhos grossos) e sem folhas (para que a planta direcione sua força para o enraizamento) que você deixará um dias em um copo de água, na sombra, até aparecerem as primeiras raízes.