Uma das ervas mais conhecidas! Quem nunca colocou um galinho de Arruda atrás da orelha para se proteger do olho gordo?
A Arruda é uma erva sagrada em muitos lugares do mundo e não há macumbeiro que não tenha na porta da casa um pé de arruda.
A Ruta graveolens (seu nome científico), pode ser encontrada de duas diferentes formas: a arruda macho (com folhas grandes e odor mais forte) ou a fêmea (com folhas miúdas e odor mais suave).
Essa erva de Exu, já fazia sucesso na Grécia e na Roma antiga, onde era usada para banhos contra a sarna, piolho e percevejo. Também era um remédio popular para o tratamento de convulsões, estados febris e para casos de "sangre preso".
Mas não se engane! Se usada em doses erradas a arruda é tóxica e abortiva.
Mesmo com o avanço da medicina, ainda hoje ela é usada na homeopatia para o tratamento de feridas, contusões, esgotamento físico, varizes, hemorróidas e para massagens.
Já na cultura popular seus usos são inúmeros e supertições não faltam:
* Galho de arruda atrás da orelha contra mal olhado,
* O vaso de arruda à esquerda da entrada da casa impedindo os maus espíritos,
* O benzimento com galhinho de arruda que toda boa benzedeira brasileira usa. Mas não só as benzedeiras já que, na antiguidade, era com galhos de arruda que se espargia a água benta nas missas católicas.
Na Umbanda a arruda é usada para diversos fins como: defumações, patuás, banhos e até benzimentos durante as consultas ou atendimento feitos pelas entidades, principalmente na linha de preto-velho. Ela atua contra os maus fluídos, a inveja e o olho grande.
Um banho feito com esta erva tem como principal função a limpeza da aurea e o afastamento de obssessores. E por ser uma erva considerada quente, seu banho pode ser feito através de infusão.
Comments